Irreverência do bloco ‘As Margaridas' é uma das atrações de amanhã no carnaval de Aracaju

Cultura
01/02/2008 14h39

A expectativa é grande entre os integrantes do bloco de rua ‘As Margaridas', conhecido por uma característica peculiar: os homens participam vestidos de mulher. Este ano, devido ao apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), os organizadores esperam aglomerar a maior quantidade de foliões desde a fundação do bloco, em 1986. ‘As Margaridas' vão às ruas amanhã, sábado, às 15 horas, saindo da avenida Edésio Vieira de Melo.

"Esse apoio está sendo maravilhoso, porque assim podemos apresentar coisas melhores", ressalta a dona de casa Maria José, 53, que é a atual responsável pela organização do bloco. Segundo ela, o incentivo por parte do poder público municipal cresceu nos últimos anos. "De dois anos para cá foi que tivemos mais incentivos e esse ano está melhor ainda", comemora.

Maria José revela que uma grande variedade de fantasias já está pronta, só à espera da saída do bloco. "Além dos homens vestidos de mulher, vamos ter um mini-trio com dançarinos, um bloco mirim, adultos e idosos com blusas do bloco, todos muito fantasiados", afirma, lembrando que toda a população pode participar do bloco. "Homens, crianças, adolescentes e idosos, ao todo esperamos entre 300 e 500 pessoas", afirma.

História

O bloco de rua ‘As Margaridas' surgiu por iniciativa de um grupo de amigos que não tinha condições financeiras de aproveitar o carnaval em outras cidades. Eles então decidiram se juntar e organizar um jogo de futebol onde os homens se vestiam de mulher. Além de jogar bola, eles montavam uma estrutura de som no local e levavam amigos e familiares. Ainda hoje o jogo é realizado, já o bloco cresceu e recebe cada vez mais foliões de diversos bairros.